Publicada em 24/02/2015 às 10:38h - 244 visualizações
Salgueiro tem taxa de homicidio dentro dos padrões da ONU
Taxa de homicídios caíu


Rádio Salgueiro FM, Jeane Cardoso



Foto Salgueiro (Foto: Rádio Salgueiro FM)
No mapa de Pernambuco, os municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana do Recife, estão afastados 500 quilômetros, aproximadamente, do município sertanejo de Salgueiro, um dos polos do interior do Estado. Nos gráficos e planilhas do Pacto pela Vida, programa de combate à criminalidade cujo principal objetivo é a redução de homicídios, porém, a distância entre eles é ainda maior: os dois primeiros constituem o maior foco de incidência de assassinatos e, no ano passado, contabilizaram 452 vítimas, representando 13% de todos os crimes violentos letais intencionais (CVLIs) do Estado.

Na outra extremidade, Salgueiro abandona de vez o rótulo de “capital do Polígono da Maconha”, embora ainda se cultive ilegalmente a erva na região, e caminha para ser a única cidade pernambucana de médio ou grande porte com a taxa de homicídio dentro da faixa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável, de dez homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. No ano passado, foram sete vítimas na cidade, com quase 60 mil habitantes.

No próximo mês, o Pacto pela Vida completa oito anos desde o início de sua gestação, a partir da criação, por parte do ex-governador Eduardo Campos, da Assessoria Especial para a Segurança Pública e da encomenda de um diagnóstico sobre a violência em Pernambuco, com a participação de 16 câmaras temáticas formadas por integrantes dos três Poderes e de entidades da sociedade civil organizada. Em maio de 2007, o Pacto foi lançado com Pernambuco fechando o ano anterior com o saldo de 4.478 assassinatos e uma taxa de homicídios de 52,7 por 100 mil habitantes. No Nordeste, liderava negativamente as estatísticas, ao lado de Alagoas.



Copyright (c) 2017 - Rádio Salgueiro FM
Todos os direitos reservados
Site usando o sistema de sitegerenciavel.com.br